Tenente Ananias-RN


Tenente Ananias é uma cidade no interior do estado do Rio Grande do Norte, na Região Nordeste do país. Situa-se na microrregião de Pau dos Ferros e mesorregião do Oeste Potiguar, localizando-se a uma distância de 402 quilômetros a oeste da capital do estado, Natal. Ocupa uma área de 223,670km², sendo que 1,1522km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada no ano de 2012 em 10036 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 67º mais populoso do estado e terceiro de sua microrregião.
A sede tem uma temperatura média anual de 28,1°C e na vegetação do município predomina a caatinga hiperxerófila. Com uma taxa de urbanização da ordem de 69,06% (2010), o município contava, em 2009, com cinco estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,597, considerando como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Tenente Ananias foi emancipado de Alexandria na década de 1960. O nome do município é uma referência a um ex-combatente e tenente das forças armadas, o Tenente Ananias. Atualmente, o município é formado pelos distritos de Tenente Ananias e Mata de São Braz.
História da cidade de Tenente Ananias Rio Grande do Norte - RN
Com a doação de uma área de 275 km feita por Olinto Moreira do Nascimento e pela família Queiroz, começou a povoação do território onde hoje está encravado o município de Tenente Ananias.
Nos idos de 1944 foi erguida a primeira construção da localidade, uma casa feita com rama de oiticica que veio a servir de ponto comercial para a venda de gêneros alimentícios. Pouco tempo depois foi construída a primeira moradia e iniciada a construção da igreja, surgindo então o povoado de Ipueira também chamado pelas mais antigas de Bom Jesus do Passo. Mais o fato é que Ipueira prevaleceu e o novo povoado foi crescendo com a edificação de novas residências e pontos comerciais.
Em 7 de janeiro de 1946 foi celebrada a primeira missa na localidade pelo padre Carlos, vigário da paróquia de Alexandria.
Em 1960, o povoado de Ipueira foi elevado a categoria de vila.
Com o progresso da terra começou a luta para a conquista da emancipação política tendo à frente lideranças locais e regionais expressivas. A luta deu resultado e em 10 de maio de 1962, através da Lei número 2.786, Ipueira desmenbrou-se de Alexandria, tornando-se um novo município com o nome Tenente Ananias.
O novo nome do município foi escolhido em homenagem a um ilustre filho da terra, tenente das forças armadas e ex-combatente.
Gentílico: tenente-ananiense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Tenente Ananias Gomes ex-povoado, pela lei estadual nº 897, de de 18-11-1953, subordinado ao município de Alexandria.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Tenente Ananias Gomes, figura no município de Alexandria.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Tenente Ananias, pela lei estadual nº 2846, de 26-03-1963, desmembrado de Alexandria. Sede no atual distrito de Tenente Ananias ex-Tenente Ananias Gomes. Constituído de 2 distritos: Tenente Ananias e Mata de São Braz, ambos desmembrado de Alexandria. Instalado em 10-05-1963.
Pela lei estadual nº 2821, de 10-03-1963, é criado o distrito de Mata de São Braz e anexado ao município de Tenente Ananias.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Tenente Ananias e Mata de São Braz.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Alteração toponímica distrital
Tenente Ananias Gomes para Tenente Ananais alterado, pela lei estadual nº 2846, de 26-03-1963.
Fonte: IBGE

 Retirado do site : http://www.cidadesdomeubrasil.com.br/RN/tenente_ananias


tenente ananias