segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Artista gruda seus testículos no chão contra governo russo


O que você faria para reivindicar seus direitos básicos de cidadão?
Lá na Rússia, país onde o presidente Vladimir Putin pinta e borda contra os direitos humanos, um artista pensou em uma maneira criativa e sangrenta de chamar a atenção para as atrocidades contra a liberdade da população local. Neste domingo (10/11), o pintor Pyotr Pavlenski tirou toda a roupa, foi para o meio da rua e grudou seus testículos com um prego no chão da Praça Vermelha, em Moscou. Logo após o ato, onde ficou imóvel e olhando o ferimento por pouco mais de uma hora, Pavlenski foi internado.
Segundo ele, a ação representou uma “metáfora da apatia e o fatalismo da sociedade russa”, em depoimento à agência RIA Novosti. “Não é a arbitrariedade dos cargos públicos que priva a sociedade de sua capacidade de agir, mas sua fixação em derrotas e perdas que nos prega com cada vez mais força aos paralelepípedos do Kremlin, convertendo as pessoas em estátuas que aguardam, resignadas, seu destino”, declarou.
russo05Porém, essa não é a primeira vez que Pyotr se utiliza de manifestos que agridem seu próprio corpo para chamar a atenção dos governantes. Em 2012, ele costurou a boca em protesto contra a prisão do grupo punk Pussy Riot, que havia sido preso após cantar uma música contra Putin. Já em maio de 2013 ele se “embrulhou” em uma espécie de “cobertor de arames farpados” contra a repressão legal do governo russo.
Veja mais fotos dos protestos de Pyotr contra a Rússia…
russo04
russo03
russo02
russo05

Nenhum comentário:

Postar um comentário